Tudo o que Você Precisa Saber sobre Orquídeas e Bromélias

No universo das plantas exóticas destacam-se espécies tropicais que ganharam grande popularidade entre colecionadores em diferentes continentes.

As Propriedades Ornamentais dasDendrobiums

As orquídeas são conhecidas por sua extraordinária diversidade contando com cerca de 30.000 tipos diferentes.


Leia o artigo completo

Originalmente encontradas em locais com temperaturas estáveis, estes exemplares apresentam estratégias surpreendentes de adaptação em diversos habitats.

Descobrindo as Incríveis Neoregelias

Os exemplares de bromélias são parte dentro do agrupamento vegetal Bromeliaceae e têm sua principal origem da América do Sul e Central.

Mostrando arquiteturas particulares, inúmeros exemplares produzem uma cavidade coletora que mantém reservas hídricas. Esta configuração facilita que prosperem mesmo com pouca chuva.

Técnicas de Manutenção para Exemplares Botânicos Sofisticados

Luminosidade Ideal

Geralmente, as orquídeas se desenvolvem melhor com iluminação filtrada. Já as bromélias conseguem prosperar em variadas condições luminosas, segundo a classificação botânica.

Hidratação e Ambiente Úmido

O encharcamento do substrato surge como ameaça constante no cultivo de Orchidaceae. Sugere-se molhar apenas quando o substrato estiver seco.

Quanto às bromélias que formam cisterna, é importante preservar água neste espaço renovando-a regularmente para prevenir a reprodução de insetos.

Meio de Cultivo e Fertilização

O desenvolvimento de orquídeas é otimizado em misturas adaptadas que facilitam a eliminação do excesso de água.

Misturas contendo elementos de origem arbórea, carvão processado e outros materiais porosos apresentam-se adequados.

As bromélias podem ser cultivadas em variados meios de crescimento, por exemplo fórmulas para cultivo suspenso, terra vegetal leve ou inclusive presas a pedaços de madeira.

Dificuldades Habituais e Correções

Infestações e Patologias

Parasitas microscópicos e insetos sugadores são problemas frequentes ao longo da vida destas flores.

Os cuidados antecipados envolvem ventilação adequada, evitar excesso de umidade e verificar consistentemente os vegetais.

Obstáculos para a Florada

Caso as flores não apareçam, confirme se existe contato com claridade apropriada. Inúmeras variedades demandam de oscilação de temperatura ao longo do dia para ativar a fase de floração.

As flores de bromélias normalmente surgem apenas uma vez durante seu ciclo de vida, contudo formam clones que permitem propagação depois do ciclo reprodutivo.

Qualidades Associadas às Estes Exemplares Tropicais

Além de sua beleza inquestionável, tais espécies exóticas concedem ganhos para o ar que respiramos.

Determinados exemplares contribuem na filtragem de poluentes, extraindo elementos tóxicos e melhorando as condições atmosféricas.

O interesse em acumular estas plantas exóticas paralelamente disponibiliza benefícios terapêuticos, tranquilizando o espírito e instituindo relação com o ambiente natural.

Começando a Cultivar Espécies Ornamentais Sofisticadas

Para iniciantes, orienta-se dar os primeiros passos por exemplares mais robustos.

Tipos como as orquídeas de flores achatadas e espécimes de bromélias que não requerem solo configuram seleções perfeitas para amadores no cultivo.

Procure informações junto a profissionais da área e associações digitais para desenvolver sua capacidade sobre estas fascinantes plantas.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *